Sobre a SAPN

A Sociedade Acadêmica Phoenix Naval é responsável por promover atividades recreativas, culturais, artísticas e sociais entre os Aspirantes ou com entidades de realce da nossa sociedade. Coordenada pelos Aspirantes do último ano, com a participação efetiva de Aspirantes de todos os anos, a SAPN proporciona desejável integração entre as turmas e os mais diversos segmentos sociais, contribuindo para a indispensável formação sociocultural dos futuros Oficiais da Marinha.

A história da Sociedade Acadêmica Phoenix Naval remonta ao século XIX. Antes de 1886, já existia uma sociedade com o nome Sociedade Phoenix Scientífica Litterária, cujo órgão oficial era a revista Escola Naval. Em 1893, a Phoenix viria a ser dissolvida, durante a Revolta da Armada. Renascida em 1912, à época do Aspirante Benjamin Sodré, a Phoenix coexistiu até o ano de 1962 com variados grêmios. Lançada a idéia de agrupá-los sob uma única administração, surgiram dois nomes para representar a nova associação: Sociedade Acadêmica Villegagnon e Sociedade Acadêmica Phoenix Naval, prevalecendo este último. Surgiu então, em 5 de maio de 1962, a atual Sociedade Acadêmica Phoenix Naval, designada pela sigla SAPN, a qual compete colaborar com o Comando da Escola Naval na formação cultural, moral, social e cívica do Aspirante, incentivando e despertando atributos tais como lealdade, disciplina, iniciativa, cooperação e espírito de equipe.

A Sociedade Acadêmica Phoenix Naval, mais do que uma grande e valiosa experiência, é uma oportunidade ímpar de criar e produzir, de descobrir e aprimorar tendências e vocações, participando cada vez mais intensamente da vida e do dia-a-dia do Aspirante ao longo do seu Ciclo Escolar.